“A técnica anestésica fica a cargo do médico veterinário anestesista escolher.”
Acredito que a grande preocupação dos tutores quando seu animal precisa de um procedimento odontológico é: Mas precisa mesmo de uma anestesia geral? Ele é velhinho.
A resposta é sim! Pois os animais não têm o discernimento de ficarem quietos e manterem a boca aberta para que o médico veterinário possa realizar o procedimento com segurança. A figura do anestesista se torna essencial nesses procedimentos para permitir a imobilidade, controle de dor e manutenção dos parâmetros fisiológicos, permitindo, assim, condições ideais para a correta realização do procedimento e a máxima segurança do paciente.
Na medicina veterinária, o anestesista ou o próprio odontologista realiza bloqueios com anestésicos locais para garantir um controle de dor adequado tanto para o pré como para o pós-operatório. A intubação torna-se obrigatória para a odontologia, visto que a cavidade oral fica cheia de líquido e, com isso, o paciente pode aspirar conteúdo para os pulmões.
A técnica anestésica fica a cargo do médico veterinário anestesista escolher. Ela pode ser pela via inalatória ou intravenosa. Ambas utilizam anestésicos gerais e requerem uma correta monitoração por profissional qualificado.
Exames prévios também são necessários para avaliar a saúde do paciente quanto ao seu sangue e órgãos vitais, como fígado, rins e coração. Muitas vezes, o tratamento com antibiótico antes da cirurgia é fundamental para reduzir a quantidade de bactérias na cavidade oral, reduzindo os riscos de uma contaminação sistêmica.
Tendo em vista todos esses aspectos abordados e com os exames realizados é agendada a cirurgia. Isso torna o procedimento muito mais seguro. Portanto, é, sim, necessária a anestesia geral do seu animal na odontologia e certifique-se de que ele será cuidado por uma equipe qualificada.
AlexSandro Teixeira
Médico Veterinário com especialização em Anestesiologia
@alexvetlavras
(54) 9 9618.1679
Comments