top of page
Foto do escritorRevista PetSerra

Prevenir sempre foi melhor que remediar




Recentemente, uma mudança no Guinness World Records retirou de Bobi o título de “cachorro mais velho do mundo”. Bobi, um cão rafeiro-do-alentejo português morreu em outubro de 2023 aos 31 anos de idade, segundo o tutor. A notícia de que o homem que vai viver 150 anos já nasceu não causa mais surpresa nos leitores: cada vez mais a expectativa de vida aumenta no mundo todo e diversas mudanças são necessárias para que o mundo conviva com as pessoas e seus pets mais velhos.


A longevidade, tanto dos humanos quanto dos pets, é um fato que está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Na Unice, acompanhamos muitos pacientes de 15, 18 anos e até 20 anos! Temos histórias de tutores que têm mais tempo de vida com o seu pet ao lado do que sem, e uma unanimidade é o enorme vazio que a partida deles deixa no dia a dia e no coração dos seus humanos.

Quem dera pudéssemos garantir que eles vivessem 40 ou 50 anos e nos acompanhassem por toda a vida; mas e se você tivesse mais um ou dois anos ao lado do seu melhor amigo vivendo bem ao seu lado? A perda deles é inevitável, mas a qualidade de vida e o tempo que passarão na nossa vida dependem muito dos cuidados diários e preventivos que proporcionamos. Mais histórias para contar, mais momentos de lambeijos.


Essa longevidade só tem sentido se estiver acompanhada de uma boa qualidade de vida, afinal de que vale viver mais se não for para viver bem?! As especialidades veterinárias têm evoluído para acompanhar essa nova tendência de pacientes mais longevos e com mais desafios para quem cuida e quer o melhor para o seu pet, e a farmácia de manipulação também auxilia com diversos tratamentos individualizados. Quanto maior o tempo de vida, maior a incidência das doenças, mas isso não é uma sentença de morte e, sim, com o diagnóstico adequado e o tratamento correto, eles vivem melhor e por muito mais tempo. O pet de vida longa é uma bênção, claro, mas tão importante quanto isso, ou até mais, é o animal aproveitar a vida com qualidade e prazer.


E nesse papo Prevenção é a palavra-chave. Quando falamos em prevenção, é necessário que tutor e Médico Veterinário estejam alinhados. É preciso estabelecer e seguir uma agenda de avaliações, exames periódicos e tratamentos. Os benefícios da prevenção vão além do bem-estar e qualidade de vida do paciente: é uma questão financeira também, pois, depois da doença instaurada, é muito mais oneroso recuperar a saúde. Investir na saúde é como uma poupança no longo prazo: tenha esse hábito de cuidar da saúde do seu pet e da sua também. Passos pequenos e consistentes levam ao longe no futuro.


Algumas dicas parecem muito óbvias e simples, mas, se seguidas em conjunto e desde o início da vida do pet, serão fundamentais para muito mais tempo juntos de qualidade:


• Saúde bucal: boca limpa significa saúde sempre!

• Protocolo vacinal individualizado: que a vacina é importantíssima a gente não questiona e nem discute!

• Alimentação equilibrada: ter uma boa alimentação é para a saúde sempre, durante toda a vida. A melhor escolha para você e seu pet deve ser discutida e acordada com o seu médico veterinário. Dieta balanceada e otimizada é vida!

• Intestino saudável – quando há um desequilíbrio na microbiota intestinal, ocorre uma inflamação e consequências para todo organismo.

• Peso ideal – o escore corporal é um parâmetro importantíssimo de avaliação de saúde. Gordinhos não são os mais bonitinhos e a obesidade é uma doença silenciosa!

• Exercícios físicos e brincadeiras – passeios diários diminuem o estresse e aumentam a longevidade, mantendo a saúde física e mental em dia.

• Visitas periódicas ao veterinário – monitorar é preciso.

• Medicamentos individualizados: não vale usar aquele que foi bom para o pet do vizinho ou que viu na internet. Somente o seu veterinário poderá prescrever os medicamentos nas doses adequadas conforme a necessidade e a fase de vida do seu pet.

• E acima de tudo: dê amor, muito, muito, muito amor, abraços e beijos no seu pet.


Conte sempre com a manipulação e a personalização da farmácia de manipulação para que vocês vivam os melhores anos de suas vidas juntos. A individualização de doses e das particularidades de cada paciente ou da fase da vida dele aliada a formas farmacêuticas adequadas que facilitam o dia a dia e não causam mais estresse serão fundamentais para mais dias de qualidade ao lado do seu melhor amigo de quatro patas.

O dia da despedida infelizmente vai chegar, mas que seja cheio de sentimentos bons, lembranças e a certeza de que todos os dias foram aproveitados e desfrutados, sem arrependimentos ou dúvidas de como poderia ter sido “se...”.



Jordana Dutra de Mendonça

• Farmacêutica pela UFRGS (2007)

• Farmacêutica Bioquímica pela UFRGS (2010)

• Mestrado stricto sensu no programa de Pós-Graduação Ciências Biológicas / Bioquímica da UFRGS (2010)

• Pós-Graduação em Farmácia Clínica e Prescrição 

• Farmacêutica pelo ICTQ (2020)

• Atua na área de farmácia de manipulação desde agosto de 2010 e com manipulação veterinária desde 2017, com diversos cursos de aprimoramento na área


(54) 9 9155.7758           @unicefarma www.unicefarma.com.br

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page